sábado, novembro 30, 2002


Karla às 21:46 ::




Legal: Origens do FMI.

Karla às 20:54 ::




Mais uma vez, MUITO obrigada, Sra. Prednisolona. Você sabe a que estou me referindo.

Karla às 19:42 ::




Houve uma época em que alguém cantava "Haja o que houver, eu estou aqui" pra mim, dizia (e ainda tem a cara-de-pau de dizer até hoje) que o "nós" era pra sempre e eu ficava ouvindo, embevecida, Naty. Mas o dublê de cantor e namorado cara-de-pau fraquejou no primeiro grande obstáculo que houve entre nós, e de todo o sofrimento, a lição: haja o que houver, quem estará sempre aqui serei eu. Eu mesma. E sempre me permitirei começar tudo de novo, trocando o galã quantas vezes for necessário, mas com uma ressalva: ao ator principal não será permitido acumular o cargo de diretor do romance (assistente de direção, no máximo!). Na novela da minha vida, aparecerão nos créditos apenas eu e o meu Criador. E tenho dito.

Karla às 00:27 ::



  sexta-feira, novembro 29, 2002


Seria cômico se não tivesse faltando quinze dias pro vestibular: cortaram a luz do cursinho. Por que é que eu fui aceitar a indicação da minha irmã, pelamordeDeus?

Karla às 23:19 ::





Amanheci menos pobre hoje, saí cedo do Banco e aluguei um filme, prá variar: Alta Fidelidade. Quer saber? Fora o John Cusack, sempre ótimo, o Jack Black e o Todd Louiso, não o achei muito "divertido" e "inteligente" como comentaram tanto por aí. E eu ADORO filmes cujo tema central são músicas (dos anos 80, melhor ainda)... Sei lá. Esperava um filme mais empolgante. Mau humor pré-TPM? Talvez.

Karla às 23:12 ::




Template novo. Porque eu sou geminiana, afinal.

Karla às 23:04 ::



  terça-feira, novembro 26, 2002


Decidi parar com a auto-sabotagem; sigo, novamente, em busca dos meus sonhos.

Karla às 23:20 ::




Algumas vezes me convenço de que a ignorância pode ser uma bênção.

Karla às 23:16 ::



  segunda-feira, novembro 25, 2002


Não, Legião: não tenho todo o tempo do mundo.

Karla às 23:34 ::



  domingo, novembro 24, 2002


O preço de uma escolha: para eu nunca me esquecer de que as reações são imprevisíveis quando se trata da nossa própria vida.

Karla às 23:45 ::




Um ano e meio de terapia e eu ainda tenho todo o medo do mundo dentro de mim.

Karla às 23:25 ::




Poderia ser diferente, se eu parasse com essa auto-sabotagem.

Karla às 23:21 ::




O tempo tá passando rápido demais pra eu conseguir alcançá-lo. Gostaria que o tão falado "algum dia" fosse amanhã.

Karla às 23:17 ::








Que música do los hermanos é você?
Trazido a você por Blog do Idiota


Karla às 01:01 ::



  sábado, novembro 23, 2002


Já ouvi duas vezes o Shaman do Santana e outro mela-cueca que comprei e agora vou partir, pela milésima vez, para as minhas MP3s. Programão de sábado à noite: alguém me mate, por favor?

Karla às 23:48 ::




E encontrei o "quadro dos quadros", quinta passada, no sindicato: reunidos em torno de uma mesa, estavam Karl Marx, Lenin, Trotsky, Mao, Che, Fidel e Stalin. O primeiro dizia: "Dentre vós, um me trairá..." E lá estava Gorbachev, sentado, com as mãos na cabeça, aparentando desespero. Genial. E o pintor é um ator e diretor de teatro, ex-funci lá da agência: W.J.Solha. Fiquei olhando-o tão embevecida que um colega se prontificou a procurar os negativos de uma miniatura que ele havia feito da obra; tomara...

Karla às 21:27 ::




E fui à festa. Sobrevivi: já tava esquecida do que significava a palavra "diversão".

Hoje tem outra (a do professor maluco-beleza do cursinho), prometendo ser a melhor de todas. Claro que a minha amiga não poderá ir. Claro que vou ficar em casa: sábado à noite serve pra isso, ou não?

Karla às 21:19 ::




Não satisfeito em mandar e-mails apelativos, agora ele telefona. E o pior: pra minha casa (sabe que eu posso reconhecer o número dele no celular). "Liguei pra perguntar se você já viu o artigo que o Bruno escreveu no site tal" Desculpa mais esfarrapada, impossível. Duro ter que ouvir a voz de quem um dia fez mil juras de amor e depois fugiu como um menino quando a situação exigiu que se comportasse como um homem. Definitivamente, no meu coração não há lugar para fracos.

Karla às 21:12 ::



  sexta-feira, novembro 22, 2002


E ele, sabendo que eu vou para outra agência, perguntou, sério, se tinha alguma chance comigo. E pediu uma resposta sincera. Ele sempre me pedia para dar uma nota que medisse o quanto eu gostava dele (brincadeirinha idiota), e eu sempre dava um jeito de escapar. Mas hoje não foi assim, e eu, sem querer, mesmo sem ter dado a ele nenhuma esperança, o magoei: disse não. Acabaram-se as conversas, os desabafos, a troca de experiência entre duas pessoas que uma vez acreditaram no amor incondicional e foram enganadas: perdi um amigo.

Karla às 00:09 ::



  quinta-feira, novembro 21, 2002



É pecado querer esse também?

Karla às 23:18 ::




Hoje foi um dia em que (quase) tudo certo no Banco, e que dez vezes não serão bastantes para ouvir "The winner takes it all" (prestem atenção na letra, eu disse na LETRA!): estou pressentindo que neste dia, ao jogar os dados, o(s) deus(es) me beneficiaram. Mas e amanhã, será que vai ser a minha vez de perder?

Karla às 23:16 ::




Voltou a vontade de viver: tenho medo disso.

Karla às 23:06 ::



  quarta-feira, novembro 20, 2002


Será que ainda dá tempo de fazer um pedido ao Papai Noel? Desta vez vou pedir de presente amigo(s) de verdade; será que dá pra ele arranjar, hein?

Karla às 00:15 ::




O legal de hoje (além de confirmar que a apendicite foi alarme falso) foi saber que não sou só eu que chamo o gerente geral de anão de jardim...

Karla às 00:02 ::



  terça-feira, novembro 19, 2002


Momento "meu querido diário":
(Mas quando este blog não se parece com um diário de uma adolescente???)

Ele me chamou de Branca de Neve. E eu adorei.

Karla às 23:21 ::



  segunda-feira, novembro 18, 2002


O tempo todo ao meu lado - na clínica de raio X e percorrendo a cidade atrás de um laboratório que desse o resultado do exame na hora: não tem preço...

Karla às 23:48 ::




Como se não bastasse a dor, o sistema fora do ar e os clientes irritados, a senhora que algum tempo atrás desmaiou lá no Banco não tomou DE NOVO o remédio e desmaiou DE NOVO. Da próxima vez, só entra na agência com o remédio na língüa, tá, que a gente não agüenta mais tanto susto!

Karla às 23:46 ::




Dor perfurante no abdômen ao acordar. Suspeita de apendicite => cirurgia (ai...). Bom, o raio X não acusou. Mas, esperem, o hemograma acusou um processo infeccioso. O que poderá ser? Diga-me. Não tenho a mínima idéia.

Karla às 23:32 ::




Chocante:

"Todos os dias eu pegava aquela pedra. Minha mulher tinha pavor e vivia tapando a pedra. Ela detestava e eu amava a pedra. Eu convivi oito dias com aquela pedra. Tomava cerveja e colocava o copo em cima dela". A "pedra" brilhava e chamava a atenção. Foi por isso que Devair Alves Ferreira se encantou por ela. Até descobrir a tragédia que aquilo estava causando dentro e fora de sua família.
Por mais inocente que pareça, foi assim que ocorreu a contaminação radioativa com Césio 137 em Goiânia, em setembro de 1987, há 15 anos. Uma cápsula, contendo um pó azul, que passava de mão em mão, ia contaminando o ar e as pessoas da cidade até se tornar o segundo maior acidente nuclear do mundo, atrás de Chernobyl, e o pior com material radioativo usado na medicina. Foram mais de 800 contaminados em Goiânia e quatro vítimas fatais, entre elas a mulher de Devair, Maria Gabriela, que tanto pavor sentia do objeto.

(Terra Notícias)

Karla às 23:27 ::



  domingo, novembro 17, 2002



Presente de Natal, por favor?

Karla às 19:47 ::




Porque ela não sai da minha cabeça:

Ideologia
(Cazuza)


Meu partido, é um coração partido
E as ilusões, estão todas perdidas
Os meus sonhos, foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito, ah, eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo, mudar o mundo
Frequenta agora as festas do "Grand Monde"

Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia, eu quero uma pra viver

O meu prazer, agora é risco de vida
Meu sex and drugs, não tem nenhum rock'n'roll
Eu vou pagar a conta do analista
Pra nunca mais ter que saber quem eu sou
Ah, saber quem eu sou

Pois aquele garoto que ia mudar o mundo, mudar o mundo
Agora assiste a tudo em cima do muro, em cima do muro
Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia, eu quero uma pra viver
Ideologia, pra viver

Pois aquele garoto que ia mudar o mundo, mudar o mundo
Agora assiste a tudo em cima do muro, em cima do muro
Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia, eu quero uma pra viver

Karla às 09:24 ::




Eu me tranqüilizo dizendo que sou normal. Mas não, não sou.

Karla às 01:01 ::




Como se já não bastasse o fiasco do aniversário da minha irmã e o tédio reinante, não tô conseguindo nem editar direito um template ridículo de tão simples: diazinho produtivo, este...

Karla às 00:58 ::



  sábado, novembro 16, 2002


Torta de chocolate só acaba momentaneamente com a carência. E ainda por cima engorda, Karla.

Karla às 19:33 ::



  sexta-feira, novembro 15, 2002


"O meu partido é um coração partido": meu slogan, e ninguém tasca.

Karla às 00:13 ::



  quinta-feira, novembro 14, 2002


Sabe aquela monotonia de vida? Passou: convite pra trabalhar como assistente de negócios na cidade vizinha; grande possibilidade de trabalhar na agência do Shopping pertíssimo daqui de casa. Como meu desconfiômetro anda sempre muito bem calibrado, achei que a proposta de transferência para um cargo comissionado boa demais pra ser verdade. Estava certa: o gerente de lá é tirano, foi motivo até de protesto organizado pelo sindicato e desconfio que estão encontrando dificuldade pra preencher essa vaga. Não que eu esteja duvidando do meu merecimento em ter sido convidada, mas vi nos olhos do gerente que havia algo de estranho no interesse dele pela minha transferência para essa agência em especial. Ainda bem que sou boa na linguagem dos olhos: recusei a primeira oferta, e, surpreendentemente tranqüila, estou a esperar o resultado do vai-não-vai para a ag. do Shopping. Pobrezinho: tava pensando que ia me enganar...

Karla às 23:55 ::




Lua-de-mel fora de época
Há um ano, aí estávamos eu e o paulista gracinha, saboreando o feriadão com direito a quarto com vista pro mar, em Natal. E pensar que um dia eu já fui feliz...

Karla às 23:18 ::




Não delete antes de ler, por favor...

Porcaria, por que é que ele tinha que ter me mandado um e-mail? E por que é que meu coração acelerou ao lê-lo? Sou um caso perdido, afinal?

Karla às 00:27 ::



  segunda-feira, novembro 11, 2002


O gerente-anão-de-jardim veio pessoalmente me dizer que o quadro da agência estava formado, que se eu ainda quisesse permutar, a hora seria agora. Depois de tanta luta e fracasso, será que essa transferência virá agora em uma bandeja, sem nenhum esforço da minha parte?

Karla às 19:49 ::



  domingo, novembro 10, 2002



Quero este, e mais o vol. 2, o 3 e o 4. Pelo jeito, vou ficar só na vontade.

Karla às 16:37 ::




Eu o chamava de filho. E ele, todo abusado, me dizia rispidamente que eu não era a sua mãe. Pausa. Sorriso encabulado. Vontade de saber dizer as coisas nas horas certas. Explicação titubeante, já tardia. O verdadeiro pai em silêncio, observando tudo, testando as minhas reações. Não sei se passei. Preciso de prática, uns conselhos, quem sabe até umas aulas. Será que dá pra voltar e começar tudo de novo?

Karla às 16:27 ::




Sonhos, muitos sonhos, todas as noites, ou sempre que eu adormeço: são como mensagens, eu sei, mas às vezes fico farta deles. Não quero mais confusão na minha mente. Não mais além das que já tenho, por favor.

Karla às 16:14 ::



  sábado, novembro 09, 2002


Engraçado R*, com ciúmes, ter dito a ele que eu era casada, e com um marido muito ciumento. Não acreditou, perguntou a duas outras pessoas e elas confirmaram, só de brincadeira. E ele passou dois dias fugindo de mim como o diabo da cruz. Assisti a tudo, divertida. Na sexta, porém, ele já estava me chamando de "Karlinha" e dando umas "indiretas", e agora eu é que estou morrendo de curiosidade: será que ele já conhece a verdade? Ou é mais ousado do que eu pensava?

Karla às 22:44 ::




Ah, o drama das mechas. Bom, desde ontem sou uma garota feliz com seu cabelo-castanho-com-mechas-loiro-avermelhadas. Mas nem sempre foi assim... Terça-feira, entrei toda "faceira" na cabeleireira: "Su, tô com um monte de cabelo branco. Tô a fim de fazer umas mechas, tá?" E foram gastas quase três horas pro "serviço" ficar pronto: uma pra separar mecha por mecha, outra para descolorir, lavar, retocar, e, finalmente, quase uma hora pra cortar o cabelo já tingido. Pós-mecha e pós-corte, cabelo úmido, olho no espelho: "puxa vida, ficou muito bom!" A cabeleireira e a outra cliente também aprovaram. Satisfeitíssima, entrei no carro e cheguei cantando em casa. "Todo mundo, olha como o meu cabelo tá..." Páro de repente, ao olhar-me no espelho. Vontade de gritar: "De onde veio esse tom horroroso de amarelo, pelamordedeus?" Tava horroroso. Eu, logo eu, que acho HORRÍVEL aquele tom loira-de-farmácia, tava parecendo uma fã da Xuxa desvairada tentando copiar o cabelo da estrela. Desespero: como eu vou trabalhar amanhã assim? Alergia não dá mais; doença na família, não sou tão cara-de-pau assim; escorregão e queda da escada iriam faltar os hematomas... Fui assim mesmo, morrendo de vontade de improvisar um gorro, boné, ou algo do gênero. O pessoal olhou meio desconfiado: a gerex fez piada (como sempre), um colega elogiou (falou que eu tava poderosa!), outro ficou calado (não gostou), e um outro falou que "não tava tão chamativo" como eu tinha achado. Uma alma caridosa (vou rezar por você, Nino!) falou com carinho: "Karla, quem é bonito (a), tudo o que faz fica bem..." Thank God. E eu me acalmei.

Passou um dia, depois outro (eu sempre evitando o espelho e a conseqüente vontade de chorar), e chegou a sexta. No dia anterior tinha notado que a cor estava mudando: o amarelo já não estava tão amarelo assim; parecia que tendia mais pro vermelho. E não é que ficou avermelhado mesmo? Pulos de alegria. Lindo: loiro na raiz e um degradê acobreado até as pontas. Exagerando um pouquinho, sou motivo de olhares nas ruas. O patinho virou cisne em menos de uma semana; Deus existe (e fez curso de corte e cabelo!).

Karla às 22:25 ::




Mas medo mesmo foi saber que violaram os caixas eletrônicos da minha agência. Tava lá na fita, tudo gravado, o que os cretinos fizeram. Com a maior facilidade, causaram um estrago que vai nos dar uma dor de cabeça tremenda, além de muito trabalho para recuperar o prejuízo. Sem falar nos insultos que iremos ouvir durante algum tempo. Merde. Se eu acreditasse em "coisa-feita", apostaria nessa hipótese: desde que o gerente geral chegou na agência, dá tudo errado. Quando é mesmo o próximo rodízio, hein?

Karla às 21:30 ::




Falem o que quiser, mas eu ainda levo um susto quando vejo num site algo do tipo: "Karla, que bom que você voltou". É assustador, principalmente depois de 1984. Sem falar no outro do Ray Bradbury. Medo.

Karla às 20:44 ::




Karla às 18:26 ::




Ter que encarar todos os momentos difíceis (cada vez mais constantes) firme, monstrando-se inabalável, só pra mostrar a "fodona" que se é, cansa. Eu já disse que viver cansa? Pois é. Até sobreviver, como é o meu caso, demanda energia pra caramba. E eu agüento tudo, me remoendo por dentro, mas, por fora, impassível. Até que chega o fulgurante momento em que o meu sensor de sofrimento, sentindo que o meu limite de dor está prestes a ser atingido, soa o "alarme" e eu caio em mim: grito "chega!" e mando tudo pro inferno. O chato é que me rebelo ao exagero, contra tudo e contra todos, e o caos tenta se instalar nesse mundinho confuso que é o meu ser. Viro anti-social-bicho-eremita, magôo algumas pessoas, me afasto de outras, faço um monte de besteiras; me arrependo, sofro por mim e por elas, volto ao convívio dos meus e parece que nada aconteceu. Nada o escambau: é como se fosse preciso uma morrer para outra surgir, não dá pra notar isso? Ah, desculpa, esqueci que vocês não me notam; não se interessam, nem eu deixo coisa alguma transparecer. É confuso, admito. Cobro ou não cobro participação na novela da minha vida? Ops, errei novamente, vocês só aceitam uma mera figuração, estou errada? Mas tudo bem, estamos acertados, eu finjo que não ligo e vocês continuam seguindo com as suas vidas. E, "estando bom para ambas as partes", "let the river run", "the show must go on" (e mais todos os clichês cabíveis): com licença, ocupar-me-ei da minha existência. Até mais: se perguntarem por mim, fui ali sobreviver e já volto.

Karla às 01:13 ::





I hate pop-ups.

Karla às 00:51 ::




Roxanne, you don't have to put on the red light...

Karla às 00:47 ::




Repita mais de uma vez, Karla: "Eu não preciso evitar as pessoas, eu não preciso evitar as pessoas..." Quem sabe um dia você aprende e se liberta de vez dessa sua auto-imposta prisão.

Karla às 00:43 ::



  quinta-feira, novembro 07, 2002


Passo uma semana dizendo a mim mesma que não tô a fim de ver show nenhum; aí fico vendo o pessoal todo empolgado, na hora da saída, o peito começando a apertar e eu morrendo de vontade de ir... nessas horas, definitivamente, eu me detesto.

Karla às 23:19 ::




Karla nova versão: agora com mechas loiras-avermelhadas; mudei de novo. Detalhes no próximo sábado.

Karla às 22:50 ::




Posts curtíssimos durante a semana: rombo na conta telefônica.

Karla às 22:17 ::



  segunda-feira, novembro 04, 2002


Hoje não dá: ainda tô tentando lidar com os velhos fantasmas que ressuscitei na psicóloga. Vou ali me restabelecer e já volto.

Karla às 20:04 ::



  domingo, novembro 03, 2002


Outro fora: "não, não vai dar, tô com a minha mãe no shopping e não sei se vou chegar cedo". Ele me convidou e eu não fui, de novo. Mas ele tinha que aparecer aqui, não? "Ah, eu fui, e comprei até umas coisinhas". Tá, eu nunca peço pra ver o que ele compra, espero ele mostrar espontaneamente; hoje, não sei porque, fiquei curiosa. Aí ele mostrou: chaveiro, camiseta e algemas. Isso mesmo. "É que os meus amores andam fugindo de mim..." Depois ainda acha estranho eu evitar ficar a sós com ele...

Karla às 20:30 ::



  sábado, novembro 02, 2002


A internet já não está mais ocupando o vazio; daqui a pouco serão os livros: o que é que eu faço?

Karla às 21:33 ::




"Monotonia" é um bom nome para um blog? Original sei que não é...

Karla às 20:57 ::




Você reconhece que sua vida tá devagar, quase parando, quando você passa duas sessões de terapia seguidas tentando se lembrar o que foi que aconteceu de interessante pra comentar com a psicóloga e não acha nada. E o pior: ela mesma lhe sugere sessões de relaxamento/meditação, "já que as questões não estão aparecendo". Se issonão for uma existência monótona, não sei o que mais pode ser...

Karla às 20:55 ::




Os Impossíveis
Assistindo a desenhos animados chupando pirulito em forma de coração: eu sei que ainda sou uma criança.

Karla às 20:38 ::



  sexta-feira, novembro 01, 2002


Nada de Halloween: cansaço. Mental. Vou fazer uma festa, sim, daqui a pouco, com os meus lençóis e travesseiros. Boa noite. (Antes, porém, ouvir Nina Simone e Chris Montez, que sossego é bom e eu gosto!)

Karla às 21:25 ::




Tudo o que eu tava precisando: Opium - desperta coragem, determinação e autoconfiança. Vai uma essência aí?

Karla às 21:17 ::




Uma garrafa de coca-cola acabou de "explodir" aqui em casa. Estourou mesmo. E vou ficar um ano sem poder nem olhar para um refrigerante de cor preta: cheiro de caramelo enjoado pra...

Karla às 21:13 ::



alta fidelidade
andrei
biscoito doce
blowg
catarro verde
cláudia beatriz
descafeinado
drops da fal
hynkel
karla dani
leite de pato
naomi
quarto escuro
querido leitor
sentimentos
sorvete de casquinho
talk on corners

Assinar
Postagens [Atom]




burburinho
clipping de notícias
gmail
hotmail
iGmail
orkut
rádio trash 80's


fevereiro 2002
março 2002
abril 2002
maio 2002
junho 2002
julho 2002
agosto 2002
setembro 2002
outubro 2002
novembro 2002
dezembro 2002
janeiro 2003
fevereiro 2003
março 2003
abril 2003
maio 2003
junho 2003
julho 2003
agosto 2003
setembro 2003
outubro 2003
novembro 2003
dezembro 2003
janeiro 2004
fevereiro 2004
março 2004
abril 2004
maio 2004
junho 2004
julho 2004
agosto 2004
setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
setembro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
maio 2008
julho 2008
setembro 2008
novembro 2008
junho 2009
dezembro 2009




1968: o ano que não terminou
84 Charing Cross Road
A Casa dos Espíritos
A Cidade das Feras
A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo
A Guerra do Fim do Mundo
A invasão da América Latina
A Metamorfose
A morte de Iván Ilitch
A mulher na construção do mundo futuro
A revolução dos bichos
A Saga dos Plantagenetas
A Tempestade dos Sonhos
Adeus às armas
Admirável Mundo Novo
As veias abertas da América Latina
Assim Falou Zaratustra
Cem Anos de Solidão
Dom Quixote de la Mancha
De Amor e de Sombras
Do Contrato Social
El Plan Infinito
Garibaldi & Manoela
Máquina de Pinball
Memória de minhas putas tristes
Memórias do Cárcere
Meu amigo Che
Meu país inventado
Mitologia ao alcance de todos
Moça, interrompida
Nas fronteiras da loucura
O Amor nos Tempos do Cólera
O Apanhador no Campo de Centeio
O caçador de pipas
O Guia do Mochileiro das Galáxias
O homem e seu algoz
O lobo da estepe
O príncipe
O processo
O que eu amava
O senhor das moscas
O tempo e o vento
O velho e o mar
O vermelho e o negro
O vôo da gaivota
Os ancestrais de Avalon
Os catadores de conchas
Os dez dias que abalaram o mundo
Os Incas: a princesa do Sol
Os seis meses em que fui homem
Os Maias
Os Sertões
Paula
Perto do coração selvagem
Pride and Prejudice
Razão e Sentimento
Relato de um náufrago
Terra e Cinzas
Violetas na Janela
Zona Morta


Powered by

Feira Livre Templates